O PODER INVISÍVEL DO CAPITALISMO ATRAVÉS DA PERSUASÃO ALGORÍTMICA

A SUPRESSÃO DA IDENTIDADE CULTURAL

Autores

  • Kauan de Sousa Rodrigues Faculdade Princesa do Oeste, Crateús, CE, Brasil
  • Kellyane Macêdo Martins Faculdade Princesa do Oeste, Crateús, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v3i2.134

Palavras-chave:

Capitalismo, Soft Power, Persuasão Algorítmica, Identidade Cultural, Globalização

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo o poder invisível que o capitalismo exerce por meio da persuasão algorítmica, diretamente relacionada à supressão cultural. O objetivo é analisar como a lógica capitalista se apropria do soft power, utilizando a persuasão algorítmica para moldar comportamentos e direcionar a subjetividade, promovendo a homogeneização cultural. Para tanto, adota o método qualitativo, pautado em revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos, com destaque para a contribuição de Miroslav Milovic, cujo pensamento é fundamental para compreender como o capitalismo exerce dominação ao incutir necessidades que jamais se satisfazem, gerando um ciclo permanente de insatisfação. A fundamentação teórica articula Milovic, que propõe a Comunidade da Diferença como alternativa à homogeneização, com Joseph Nye e seu conceito de soft power, Herbert Marcuse e a crítica às falsas necessidades, Byung-Chul Han e sua análise da psicopolítica digital, além de Gayatri Spivak e a discussão sobre a subalternidade. Os resultados evidenciam que os algoritmos funcionam como instrumentos que potencializam a hegemonia cultural, sobretudo a norte-americana, como critica Milovic, fragilizando expressões culturais periféricas. Conclui que a persuasão algorítmica atua como pilar de manutenção do sistema capitalista global por meio do soft power, ao mesmo tempo em que revela a necessidade de resistências coletivas, especialmente pela efetivação da Comunidade da Diferença proposta por Milovic, como caminho para a preservação da diversidade cultural.

Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

ARTIGOS