PESQUISA E ENSINO EM FILOSOFIA
PENSANDO A PARTIR DO EXEMPLO
DOI:
https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v3i2.139Resumo
O texto propõe uma reflexão crítica sobre a pesquisa e o ensino em Filosofia a partir da necessidade de clarificar três questões fundamentais: o que é pesquisa, o que é filosofia e o que significa pesquisar o ensino de filosofia. A investigação filosófica é apresentada como resposta a um incômodo originário — o espanto, a dúvida e o desejo de saber — cuja figura exemplar é Sócrates, compreendido menos pelo conteúdo de seus ensinamentos e mais por sua postura ética de humildade diante do não-saber. A partir de uma leitura simbólica do mito do Gênesis, o texto interpreta Eva como figura da Filosofia, entendida como gesto de rebeldia frente à ordem dada e como desejo humano de “tornar-se Deus” por meio do conhecimento do bem e do mal. Essa rebeldia, porém, revela um paradoxo constitutivo da filosofia: a tensão entre o desejo de saber absoluto e o reconhecimento dos limites humanos. A condenação de Sócrates marca, nesse sentido, o surgimento do conflito entre filosofia e política, analisado à luz das reflexões de Hannah Arendt sobre verdade, espaço público e poder. O texto defende que, diante desse conflito, a filosofia historicamente precisou redefinir-se, muitas vezes ocultando-se ou adaptando-se à mentira. Na segunda parte, são discutidas três concepções de filosofia, como ideologia, como arte de definir conceitos e como busca da verdade, e suas implicações distintas para o ensino e a pesquisa em filosofia. Argumenta-se que cada definição engendra finalidades, métodos e práticas pedagógicas específicas. Por fim, o autor sustenta que compreender explicitamente a concepção de filosofia adotada é condição indispensável para conferir sentido, coerência e finalidade ao ensino e à pesquisa filosófica, especialmente no âmbito da formação docente.
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