PESQUISA E ENSINO EM FILOSOFIA

PENSANDO A PARTIR DO EXEMPLO

Autores

  • Marta Nunes da Costa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v3i2.139

Resumo

O texto propõe uma reflexão crítica sobre a pesquisa e o ensino em Filosofia a partir da necessidade de clarificar três questões fundamentais: o que é pesquisa, o que é filosofia e o que significa pesquisar o ensino de filosofia. A investigação filosófica é apresentada como resposta a um incômodo originário — o espanto, a dúvida e o desejo de saber — cuja figura exemplar é Sócrates, compreendido menos pelo conteúdo de seus ensinamentos e mais por sua postura ética de humildade diante do não-saber. A partir de uma leitura simbólica do mito do Gênesis, o texto interpreta Eva como figura da Filosofia, entendida como gesto de rebeldia frente à ordem dada e como desejo humano de “tornar-se Deus” por meio do conhecimento do bem e do mal. Essa rebeldia, porém, revela um paradoxo constitutivo da filosofia: a tensão entre o desejo de saber absoluto e o reconhecimento dos limites humanos. A condenação de Sócrates marca, nesse sentido, o surgimento do conflito entre filosofia e política, analisado à luz das reflexões de Hannah Arendt sobre verdade, espaço público e poder. O texto defende que, diante desse conflito, a filosofia historicamente precisou redefinir-se, muitas vezes ocultando-se ou adaptando-se à mentira. Na segunda parte, são discutidas três concepções de filosofia, como ideologia, como arte de definir conceitos e como busca da verdade, e suas implicações distintas para o ensino e a pesquisa em filosofia. Argumenta-se que cada definição engendra finalidades, métodos e práticas pedagógicas específicas. Por fim, o autor sustenta que compreender explicitamente a concepção de filosofia adotada é condição indispensável para conferir sentido, coerência e finalidade ao ensino e à pesquisa filosófica, especialmente no âmbito da formação docente.

Biografia do Autor

Marta Nunes da Costa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil

Professora de Filosofia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Prof-Filo (UFMS). Bolsista de produtividade do Cnpq.

Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

ARTIGOS