ANÁLISE DO DRAMA SUL COREANO “JUVENILE JUSTICE” À LUZ DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SUA RELAÇÃO ACERCA DA CRIMINALIDADE INFANTIL NO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v1i2.29Palavras-chave:
Juvenile Justice. Estatuto da Criança e do Adolescente. Direito Criminal. Criminalidade infantil.Resumo
A premissa básica deste artigo é analisar o drama coreano Juvenile Justice a partir dos princípios consagrados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pesquisas jurídicas recentes indicam que a relação entre os vários tipos de produções artísticas e o Direito podem apresentar discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, neste artigo pretendemos observar as temáticas abordadas na série e associá-las com a legislação brasileira sob a perspectiva da interdisciplinaridade e do Direito Comparado. O método utilizado foi o dedutivo com abordagem qualitativa, fazendo uso da técnica de pesquisa bibliográfica por meio do nível explicativo. Os resultados indicam que de fato há relação do seriado Juvenile Justice com a temática dos jovens infratores, em que foi observado a riqueza de detalhes na obra cinematográfica, podendo ser feito a relação com diversos eixos do Direito, no caso deste estudo foi feito em relação a infrações praticados por menores, a questão da discriminação existente principalmente entre adolescentes, a postura do juíz mediante problemas que envolvam menores infratores, levando em consideração a humanização desses, bem como levou-se em consideração também as medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Conclui-se, portanto, sobre a importância da pesquisa referente a crianças e adolescentes no que concerne a infrações e medidas de combate a essa criminalidade já presente na infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Clara Vieira Abrantes, Ana Clara Trajano Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.