JUVENTUDE E EVOLUÇÃO SOCIAL

UMA ANÁLISE DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”

Autores

  • Nara Rejane Gonçalves de Araújo Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v2i1.66

Palavras-chave:

Juventude. Geração. Evolução social. Direitos políticos.

Resumo

Através de estudo fundamentado nas Ciências Humanas e Sociais, este trabalho analisa a evolução de uma geração através dos jovens, filhos de empregadas domésticas. Analisar-se-á as categorias juventude, classe social e geração, baseando-se na interpretação das cenas e falas do elenco de um filme, bem como, dos teóricos que fizeram estudos sobre tais categorias. O objetivo do presente trabalho é verificar como se deu a evolução da geração nova, jovens provenientes de escolas públicas e oriundos de classes de renda baixa, que através dos estudos, conseguiram superar suas mães, trabalhadoras domésticas. Os objetivos específicos são analisar a vida de empregadas domésticas em contraponto com a vida dos patrões e seus filhos, perquirir de que forma isso causa impacto na vida dos jovens e como reagem aos desafios que a modernidade lhes apresenta: no que tange à educação, trabalho e família. Também contextualiza o viés político em que a mulher se insere no Brasil e no mundo. A metodologia a ser utilizada é a referente à pesquisa documental, tendo como fonte o longa-metragem Que horas ela volta?, e pesquisa bibliográfica com a doutrina pertinente. Por fim, propõe-se uma compreensão sobre o contexto em que se deu a evolução social, por jovens, ao se sobreporem à vida humilde dos pais, galgando uma formação superior em um grande centro urbano. Será abordado também o direito à escolarização, os laços familiares e a perspectiva dos direitos humanos e políticos para o gênero feminino.

Biografia do Autor

Nara Rejane Gonçalves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil

Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

ARTIGOS