JUVENTUDE E EVOLUÇÃO SOCIAL
UMA ANÁLISE DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”
DOI:
https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v2i1.66Palavras-chave:
Juventude. Geração. Evolução social. Direitos políticos.Resumo
Através de estudo fundamentado nas Ciências Humanas e Sociais, este trabalho analisa a evolução de uma geração através dos jovens, filhos de empregadas domésticas. Analisar-se-á as categorias juventude, classe social e geração, baseando-se na interpretação das cenas e falas do elenco de um filme, bem como, dos teóricos que fizeram estudos sobre tais categorias. O objetivo do presente trabalho é verificar como se deu a evolução da geração nova, jovens provenientes de escolas públicas e oriundos de classes de renda baixa, que através dos estudos, conseguiram superar suas mães, trabalhadoras domésticas. Os objetivos específicos são analisar a vida de empregadas domésticas em contraponto com a vida dos patrões e seus filhos, perquirir de que forma isso causa impacto na vida dos jovens e como reagem aos desafios que a modernidade lhes apresenta: no que tange à educação, trabalho e família. Também contextualiza o viés político em que a mulher se insere no Brasil e no mundo. A metodologia a ser utilizada é a referente à pesquisa documental, tendo como fonte o longa-metragem Que horas ela volta?, e pesquisa bibliográfica com a doutrina pertinente. Por fim, propõe-se uma compreensão sobre o contexto em que se deu a evolução social, por jovens, ao se sobreporem à vida humilde dos pais, galgando uma formação superior em um grande centro urbano. Será abordado também o direito à escolarização, os laços familiares e a perspectiva dos direitos humanos e políticos para o gênero feminino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nara Rejane Gonçalves de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.