CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO “DE LA PHILOSOPHIE POLITIQUE ET DE SON USAGE DANS L’HISTOIRE DES IDÉES POLITIQUES”, DE LUCIEN JAUME

Autores

  • Manoel Coracy Saboia Dias Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v2i1.72

Resumo

O artigo aborda a questão da utilidade da filosofia política na atualidade e sua relação com a história das ideias políticas. Lucien Jaume responde às perguntas de Nicolas Tenzer, explorando a natureza da filosofia política e sua relevância contínua. Jaume argumenta que a filosofia política é uma preocupação permanente, nascida com a filosofia em si. Ele rejeita a ideia de que sua historicidade seja mal colocada, afirmando que seu status de “utopia” deve ser reivindicado e explicitado. A filosofia política não é apenas uma resposta às preocupações presentes, mas também uma abordagem que requer reflexão metodológica na interpretação de textos e na compreensão da história das ideias políticas. Não obstante, por que existe uma atividade designada como Filosofia Política? A resposta de Lucien Jaume será sob uma luz negativa e positiva: na primeira, a filosofia política surge quando outros recursos (religiosos, ciência positiva do governo, ideologias) são considerados insatisfatórios para explicar a sociedade; na segunda, a filosofia política visa dar razão a um indivíduo (o filósofo) por pertencer a uma comunidade. Ela busca responder a questões sobre como viver em comunidade, justificar crenças e determinar a melhor maneira de viver. Em resumo, Lucien Jaume é um estudioso dedicado à análise crítica do liberalismo e à compreensão das complexidades da política e da linguagem. Suas obras oferecem “insights” valiosos para quem deseja explorar a evolução das ideias políticas e filosóficas ao longo da história, com ele bem explicita em “De la Philosophie Politique et de son usage dans l’histoire des Idées Politiques”.

Biografia do Autor

Manoel Coracy Saboia Dias , Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Professor Associado II da Universidade Federal do Acre. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Núcleo UFAC.

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

ARTIGOS