NIETZSCHE: FILÓSOFO DA AFIRMAÇÃO

Autores

  • Anthony Gabriel da Silva Frota Faculdade Diocesana São José, Rio Branco, AC, Brasil
  • Gerdevane Silva de Jesus Faculdade Diocesana São José, Rio Branco, AC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/cadernosmilovic.v2i2.80

Palavras-chave:

Trágico, Afirmação, Aparência

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo apresentar e analisar os principais aspectos do pensamento nietzschiano que fazem de Friedrich Nietzsche um “filósofo da afirmação”. Aos olhos do senso comum, o filósofo prussiano é comumente associado – de forma negativa - à destruição dos valores metafísicos, ao relativismo cultural, à iconoclastia e ao niilismo. Entretanto, essa visão superficial desconsidera que Nietzsche não se limitou a criticar os valores e a configuração social de sua época; ele também propôs alternativas para afirmar a vida no plano da imanência. Essa afirmação reconhece a crueldade e as asperezas do Real, por isso, envolve tanto a alegria quanto o sofrimento. Em vista disso, para atingir o nosso objetivo, tomamos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referência O Nascimento da tragédia (1872) Este recorte concebe a “metafísica dos artistas” como um estilo superior a “metafísica racional”. Com efeito, o “poeta sóbrio” e o “poeta embriagado” devem coexistir no mesmo espaço de criação: a tragédia.

Biografia do Autor

Anthony Gabriel da Silva Frota, Faculdade Diocesana São José, Rio Branco, AC, Brasil

Bacharelando em Filosofia pela Faculdade Diocesana São José - FADISI. Membro do grupo de pesquisa História da Filosofia Medieval (Universidade Federal do Acre, CNPq), atuando na linha de pesquisa "Ética e Política na História da Filosofia Medieval".

Gerdevane Silva de Jesus , Faculdade Diocesana São José, Rio Branco, AC, Brasil

Especialista em Psicopedagogia - UNIASSELVI - e em Psicologia Pastoral - Faculdade Boas Novas. Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2015). Atualmente é professor da Faculdade Diocesana São José, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, linguagem, liberdade, aporia, empirismo, arte, mimese e responsabilidade social.

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS